Grupo I
Texto
A
1.
Na Opinião de Ricardo Araújo Pereira, a resposta à questão é Tony Carreira.
2.
Em seu entender “a Academia não percebe nada do assunto, porque não presta
atenção ao que pensam “inúmeros portugueses” que não têm dúvidas quanto à
questão formulada.
3.1.
Perante estas frases, o leitor fica à espera que seja dito algo sério acerca da
poesia Tony Carreira, uma vez que o autor se refere a um estudo que terá feito
e cujo resultado vai apresentar.
3.2.
O exemplo de Eugénio de Andrade é invocado por oposição: enquanto Tony Carreira
usa um vocabulário limitado porque “conhece poucas palavras”, o poeta Eugénio
de Andrade estabeleceu “um conjunto de vocábulos essenciais e, a partir desse
núcleo, [procurou] obter uma expressividade reforçada pelos contextos
inesperados em que eles surgem”.
3.3.
As duas grandes preocupações de Tony Carreira são: encontrar palavras para
rimas terminadas em “-ar”, o que o obriga a fazer sucessivas anástrofes e
salientar as peculiaridades do amor.
4.1.
Dois momentos evidentes de ironia: Enquanto poeta, Tony Carreira está
preocupado com dois problemas principais: a quantidade de frases que, não
terminando em “ar”, não podem rimar com outras frases terminadas em “ar”. E o
último parágrafo do texto.
4.2.
A intenção do cronista ao destacar o recurso continuo à expressão “muito linda”
na sua “poesia”, é colocar em evidência a falta e criatividade e de qualidade
das letras das canções.
Texto
B
1.1.
O contrato é um acordo entre duas partes, que se comprometem a respeitar
direitos e deveres recíprocos.
1.2.
a) Estabelecer um contrato; b) respeitar os termos/cláusulas do contrato; c)
cessação contratual comunicada com pré-aviso para que não haja lugar à
renovação do
contrato;
d) cessação contratual comunicada por um dos contraentes com base em justa
causa; e) não cumprir o determinado contrato.
Grupo II
1.1.
a) Oração um: Carreira definiu um vocabulário restrito. /Oração dois: porque
conhece poucas palavras. B) Sujeito simples: Carreira; Predicado: definiu um
vocabulário restrito/ conhece poucas palavras. C) Complemento directo: um
vocabulário restrito/ poucas palavras.
2.
Muitos portugueses sabem de cor os seus versos – e, porem/contudo, a
universidade rejeita-o, a critica desconsidera-o, os manuais/antologias
impedem-lhe a entrada. Valha-nos o povo, particularmente, aquela parte do povo
que é constituída por senhoras maiores de 50 anos, que adora/idolatra. O mais
célebre/conhecido poeta português dos nossos dias é,
indubitavelmente/incontestavelmente, Tony Carreira.
3.1.
Alínea b)
3.2.
Rejeita-se a opção a), porque não respeita a máxima conversacional da
quantidade e da relevância.
4.
a)5; b)9; c)3; d)10;e)6; f)1; g)4; h)8; i)2; j)7
4.1.
Não te importas de apagar a luz da sala? – Apaga a luz da sala!
Vê
lá se não deixas tudo para a última hora. – Não deixes tudo para a última hora!
Pode
pesar-me a fruta, por favor? – Pesa-me (essa) fruta, por favor.
Não
achas que devias ter posto a mesa? – Põe a mesa
Grupo III
Introdução
A
poesia de Tony:
-
Conhecido cantor popular português
-
Cantar em todo o mundo
-
as composições são muito simples
A
poesia da aula de Português:
-
Escrita por grandes nomes da literatura nacional
-
As composições são mais complexas
Desenvolvimento
De
facto duas semelhanças: Rima e Temas
Duas
diferenças:
-
Na poesia do Tony as vocábulas são mais denotativas que na poesia da aula de
português.
-
Rima mais complexa
Conclusão
-
Diferentes públicos das duas poesia
Tony
Carreira é um cantor português popular muito conhecido; Já cantou em várias
partes do mundo. As suas composições são simples e acabam quase todas em ar.
Enquanto que a poesia que estudamos na aula de Português é escrita por grandes
nomes da literatura nacional e mais complexa.
De
facto existem duas semelhanças que são a rima e os temas, como também existem
diferenças, na poesia do Tony as vocábulas são mais denotativas que a poesia da
aula de português, sendo esta uma rima mais completa.
Em
suma, existem diferentes públicos das duas poesias.
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