domingo, 3 de junho de 2012

Correção 1º Teste




Grupo I
Texto A
1. Na Opinião de Ricardo Araújo Pereira, a resposta à questão é Tony Carreira.
2. Em seu entender “a Academia não percebe nada do assunto, porque não presta atenção ao que pensam “inúmeros portugueses” que não têm dúvidas quanto à questão formulada.
3.1. Perante estas frases, o leitor fica à espera que seja dito algo sério acerca da poesia Tony Carreira, uma vez que o autor se refere a um estudo que terá feito e cujo resultado vai apresentar.
3.2. O exemplo de Eugénio de Andrade é invocado por oposição: enquanto Tony Carreira usa um vocabulário limitado porque “conhece poucas palavras”, o poeta Eugénio de Andrade estabeleceu “um conjunto de vocábulos essenciais e, a partir desse núcleo, [procurou] obter uma expressividade reforçada pelos contextos inesperados em que eles surgem”.
3.3. As duas grandes preocupações de Tony Carreira são: encontrar palavras para rimas terminadas em “-ar”, o que o obriga a fazer sucessivas anástrofes e salientar as peculiaridades do amor.
4.1. Dois momentos evidentes de ironia: Enquanto poeta, Tony Carreira está preocupado com dois problemas principais: a quantidade de frases que, não terminando em “ar”, não podem rimar com outras frases terminadas em “ar”. E o último parágrafo do texto.
4.2. A intenção do cronista ao destacar o recurso continuo à expressão “muito linda” na sua “poesia”, é colocar em evidência a falta e criatividade e de qualidade das letras das canções.
Texto B
1.1. O contrato é um acordo entre duas partes, que se comprometem a respeitar direitos e deveres recíprocos.
1.2. a) Estabelecer um contrato; b) respeitar os termos/cláusulas do contrato; c) cessação contratual comunicada com pré-aviso para que não haja lugar à renovação do
contrato; d) cessação contratual comunicada por um dos contraentes com base em justa causa; e) não cumprir o determinado contrato.
Grupo II
1.1. a) Oração um: Carreira definiu um vocabulário restrito. /Oração dois: porque conhece poucas palavras. B) Sujeito simples: Carreira; Predicado: definiu um vocabulário restrito/ conhece poucas palavras. C) Complemento directo: um vocabulário restrito/ poucas palavras.
2. Muitos portugueses sabem de cor os seus versos – e, porem/contudo, a universidade rejeita-o, a critica desconsidera-o, os manuais/antologias impedem-lhe a entrada. Valha-nos o povo, particularmente, aquela parte do povo que é constituída por senhoras maiores de 50 anos, que adora/idolatra. O mais célebre/conhecido poeta português dos nossos dias é, indubitavelmente/incontestavelmente, Tony Carreira.
3.1. Alínea b)
3.2. Rejeita-se a opção a), porque não respeita a máxima conversacional da quantidade e da relevância.
4. a)5; b)9; c)3; d)10;e)6; f)1; g)4; h)8; i)2; j)7
4.1. Não te importas de apagar a luz da sala? – Apaga a luz da sala!
Vê lá se não deixas tudo para a última hora. – Não deixes tudo para a última hora!
Pode pesar-me a fruta, por favor? – Pesa-me (essa) fruta, por favor.
Não achas que devias ter posto a mesa? – Põe a mesa
Grupo III
Introdução
A poesia de Tony:
- Conhecido cantor popular português
- Cantar em todo o mundo
- as composições são muito simples
A poesia da aula de Português:
- Escrita por grandes nomes da literatura nacional
- As composições são mais complexas
Desenvolvimento
De facto duas semelhanças: Rima e Temas
Duas diferenças:
- Na poesia do Tony as vocábulas são mais denotativas que na poesia da aula de português.
- Rima mais complexa
Conclusão
- Diferentes públicos das duas poesia
Tony Carreira é um cantor português popular muito conhecido; Já cantou em várias partes do mundo. As suas composições são simples e acabam quase todas em ar. Enquanto que a poesia que estudamos na aula de Português é escrita por grandes nomes da literatura nacional e mais complexa.
De facto existem duas semelhanças que são a rima e os temas, como também existem diferenças, na poesia do Tony as vocábulas são mais denotativas que a poesia da aula de português, sendo esta uma rima mais completa.
Em suma, existem diferentes públicos das duas poesias.

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