Parte I
1.1.
Aspetos positivos: “Um pouco de ternura”; “Doce e breve ilusão”. Aspetos
negativos: “
Inquietação/cuidado”;
“noites de insónia… como um louco”.
1.2. 1. A
ironia consiste na existência de uma diferença entre o que se diz e aquilo que
se
pensa. Ao
advertir que não existe ironia na sua gratidão, o sujeito poético quer dizer
que,
apesar do
seu sofrimento passado, está em dívida para com quem o magoou, sendo a sua
gratidão
sincera.
1.3. Exibia
o comportamento típico de alguém apaixonado, vivia e sofria pela pessoa que
amava:
“Inquietação, cuidado” (verso 2); “Noites de insónia, pelas ruas, como um
louco”
(verso 4).
1.4.
Antítese.
1.4.1. A
utilização da antítese serve para reforçar a ideia de que o sofrimento provocado
pela
pessoa
amada afinal fez-lhe bem, contribuiu para que se tornasse “Mais forte, mais
sereno, e
livre, e descuidado” (verso 11), apesar de não voltar a ser quem era (versos 7
e 8). Do
sofrimento passado retirou uma lição de vida.
1.5.
Utilização da segunda pessoa do singular; fórmula de agradecimento “Obrigado,
obrigado!”;
vocativo “amor”.
1.6.
Funcionam como um momento de reflexão, desabafo nos quais o sujeito poético
expõe os
sentimentos.
2. Poema
constituído por três estrofes: uma quintilha e duas quadras.
Rima:
primeiro verso do poema é branco ou solto; restante rima interpolada e
emparelhada,
segundo o esquema rimático: BCCB/DEED/FGGF.
Quanto ao
número de sílabas métricas não existe um número fixo.
Parte II
Tópicos
para reescrita (Incluirão apenas esta parte no portefólio)
-
Especificidades do texto poético (plurissignificação; ambiguidades,
expressividade)
-
Aproximação à vida (o poeta como alguém que observa e reflete poeticamente
sobre a
vida e
expõe sentimentos, angústias, preocupações, reivindicações, aspirações,
vivências)
- Forma do
texto poético adequa-se a esta intenção reflexiva e emotiva: rima, ritmo, a
conotação, a riqueza linguística e vocabular, jogos de palavras, pontuação;
recursos estilisticos, harmonia musical
Sem comentários:
Enviar um comentário